quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

MUDANÇAS NO CURSO DE JORNALISMO

USP discute reformulação do seu curso de jornalismo

     
Em função das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) referentes ao curso de bacharelado em jornalismo, aprovadas no dia 12 de setembro pelo Ministério da Educação (MEC), o Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP criou uma comissão para avaliar o modo como serão implementadas as novas exigências na grade curricular de seu curso.
Publicadas no dia 1º de outubro no Diário Oficial da União, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), as novas DCNs deverão ser seguidas por todos os cursos de bacharelado em jornalismo do país, e terão que ser aplicadas pelas faculdades no prazo máximo de até dois anos, a partir de 2014.
Entre as principais mudanças está a alteração do curso de “Comunicação social – Habilitação em jornalismo” para apenas “Jornalismo”, o que extinguirá o chamado “ciclo básico” existente em alguns cursos de comunicação social hoje em dia. Será implementada também a obrigatoriedade do estágio e o aumento da carga horária total do curso, que passará de 2.700 para 3 mil horas. As demais diretrizes podem ser conferidas neste link.
agenuspcidadaniafotomarcosantos006Mesmo com todas as novas mudanças, a formação do jornalista nos cursos de graduação ainda 
deve ser orientada para a cidadania e para o interesse público (Imagem: Marcos Santos)
Sobre a obrigatoriedade do estágio, Dennis de Oliveira, professor do CJE e presidente da comissão nomeada para estruturar as mudanças no Departamento, alerta que será necessária a elaboração de uma disciplina de “estágio supervisionado” na grade do curso. Com isso, haverá de ser feito um regulamento para a prática de estágio dos alunos, “isso porque, à medida que toda faculdade de jornalismo tenha estágio obrigatório, vai ter uma oferta muito grande de estagiários, e a tendência será a do rebaixamento da bolsa de estágios e isso precisa ser avaliado”, afirma.
Outro apontamento realizado pelas novas DCNs é o de que a formação do jornalista ganhou uma nova configuração, principalmente em função do atual contexto social e tecnológico do século 21. Nesse novo cenário comunicacional, o jornalista tem suas possibilidades de trabalho ampliadas, em função das diversas mídias e da própria convergência tecnológica. Por isso, o profissional precisa ter o domínio narrativo e argumentativo sobre as linguagens das mídias que utiliza, visando sempre a compreensão do público ao qual se dirige.
Sobre essa questão, o professor afirma que “hoje não dá para se pensar o jornalismo apenas no impresso, ou no vídeo, ou no áudio, ou no online. Hoje o jornalismo é multiplataforma. E para ensinarmos isso ao aluno não podemos fazê-lo apenas no sentido de transpor o conteúdo de uma linguagem para outra, mas, sim, no sentido de ensiná-lo a captar as informações da reportagem já na perspectiva das várias linguagens – a chamada ‘captação multimídia’. Temos, então, que avaliar o modo que vamos fazer isso com os alunos nos laboratórios que já temos”.
ecacca01Parte do prédio da ECA na Cidade Universitária (Imagem: Marcos Santos)Processo de mudança
É preciso destacar que essas mudanças nos cursos de jornalismo no Brasil eram discutidas desde o final da década de 1990. E que foi apenas no ano de 2009 que houve a elaboração de um projeto de diretrizes por uma Comissão Especial, constituída pelo então ministro da Educação e atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e presidida pelo professor José Marques de Melo, da ECA.
Sobre o processo burocrático que levou mais de dez anos para se efetivar, o professor indica a importância de que sejam criados “espaços na grade dos cursos para que discussões pontuais possam ser feitas. Porque o jornalismo é uma atividade que tem mudanças muito rápidas e constantes, e grades curriculares não podem ser alteradas toda hora. Devemos, então, pensar em como fazer isso, se com espaços de debate, apresentações, ou outras atividade parecidas”, comenta.
Questionado sobre uma estimativa para a execução das primeiras mudanças, o professor diz que “uma previsão otimista seria para o ano 2015, mas a tramitação de uma nova grade é bastante complicada. Isso porque durante um período vão coexistir as duas grades – a nova e a velha. Teremos alunos cursando a velha grade e outros a nova, e isso cria algumas situações complicadas. Por exemplo: se um aluno ficar de DP em uma disciplina que teve sua carga reduzida, ou que foi jogada para o final do curso, ou que, ainda, foi extinta. Como sua situação será resolvida? No projeto da nova grade nós teremos que prever todos estes possíveis problemas. Por isto, mudar a grade tem que ser algo muito bem pensado e eu, particularmente, gostaria de fazer isso com uma ampla discussão na qual todos participem, docentes e discentes”.

Fonte: Portal Comunique-se

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