quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Prudentino doador de órgãos recebe homenagem do Corinthians

Thiago Luiz Rosa teve morte cerebral após acidente de trânsito no dia 2 de setembro, em Presidente Prudente. Jogadores entraram em campo com partes da camisa do torcedor

“Não esperava que através de um gesto fosse acontecer tudo isso”. As palavras da dona de casa Maria Lúcia Rosa, de 51 anos, refletem situações antagônicas que estão acontecendo com ela. De um lado, a tristeza de perder tragicamente um filho em um acidente de trânsito em Presidente Prudente e, de outro, todas as homenagens que foram e serão feitas após uma decisão que ela tomou: doar os órgãos do filho.
Em uma noite em que a cidade foi atingida por um temporal histórico, o prudentino Thiago Luiz Rosa, de 28 anos, sofreu um acidente por volta das 19h10 do dia 2 de setembro, na Rua Abílio Nascimento, na zona leste de Presidente Prudente. De acordo com a família, naquela noite Rosa realizava um serviço de entrega de lanches quando sua motocicleta bateu de frente em um ônibus de transporte urbano. “Meu irmão foi atendido, primeiramente, por um bombeiro e uma enfermeira que estavam dentro do ônibus. Devido a esse atendimento, ele conseguiu chegar com vida à Santa Casa de Presidente Prudente”, destacou a irmã de Thiago Rosa, Carla Thiele Rosa, de 27 anos, auxiliar de cozinha, ao iFronteira.
Thiago Rosa foi internado e no dia 4 de setembro o corpo clínico do hospital constatou sua morte cerebral. “Neste dia, o médico me chamou e disse que meu irmão teve morte cerebral. Fui aconselhada a voltar ao hospital com a minha mãe”, explicou Carla ao iFronteira.
Como aconselhada, mas sem falar do que se tratava, Carla pediu para a mãe comparecer ao hospital. Dona Maria revelou ao iFronteira que decidiu doar os órgão do filho antes mesmo de saber de sua morte. “Minha filha me chamou e fui com ela para o hospital. Mas eu já estava sentindo no meu coração que ele estava morto e eu decidi sozinha que iria doar os órgãos dele. A decisão já tinha tomado aqui da minha casa”, explicou Maria ao iFronteira.
Doação de órgãos
Depois da autorização dada por Maria Lúcia Rosa, o corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente mobilizou uma equipe composta por 20 profissionais, inclusive do Hospital de Clínicas (HC), da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, para a captação de múltiplos órgãos para transplante.
O procedimento foi realizado no dia 6 de setembro. Segundo a direção da Santa Casa, as córneas, os rins e o fígado foram doados e cinco pessoas que esperavam por transplante puderam ser beneficiadas. “Somente o coração e o pulmão não puderam ser doados porque não houve tempo suficiente para retirá-los”, explicou Carla Rosa ao iFronteira
Dor e alegria de mãe
“Estou triste porque perdi meu filho cheio de vida e saúde, mas também alegre porque eu sei que tem pessoas que vão viver pelo gesto dele”. Os dois sentimentos opostos têm marcado os dias de Maria Lúcia, como ela mesma destacou ao iFronteira. “Está sendo difícil viver com essa dor, mas tenho certeza de que ele [Thiago] já salvou outras vidas. Eu sei que, pelo que fiz, meu filho está alegre onde ele estiver”, destacou a mãe ao iFronteira. Ela ainda acrescentou, surpresa com a repercussão da história: “Não esperava que através de um gesto fosse acontecer tudo isso”.
“Timão” homenageia torcedor
O “tudo isso”, conforme dona Maria Lúcia definiu, se trata da homenagem ao Thiago Rosa feita pelos jogadores do Corinthians no último jogo contra o São Paulo, na capital paulista, no domingo (21). Para incentivar a doação de órgãos, o clube confeccionou pequenas faixas que foram feitas a partir de uma camisa de Thiago. Os jogadores entraram em campo, na Arena Corinthians, em Itaquera, com as tiras amarradas nos braços esquerdos.
“Eu não pude ir ao estádio, mas fiquei muito emocionada com a homenagem porque meu filho era muito corinthiano. Até mesmo no velório dele, colocamos uma bandeira do clube”, destacou Maria ao iFronteira.
A homenagem feita pelo time foi acompanhada por seis integrantes da família. “O Thiago era querido demais. Um filho muito bom e dedicado à família. Estava noivo e iria se casar em janeiro. Então, a homenagem foi fantástica porque ele era corinthiano roxo e saber que um pedacinho dele estava com cada jogador foi muito bom”, revelou Carla Rosa.
Ainda de acordo com Carla, a assessoria do clube entrou em contato com a família para definir como seria feita a homenagem.
Mais homenagens
A Câmara Municipal de Presidente Prudente, através de um projeto de autoria dos vereadores Ênio Perrone (PSD) e Demerson Dias (PSB), irá conceder na próxima sessão ordinária – no dia 29 de setembro, a partir das 20h – o “Cartão de Prata” a Maria Lúcia Rosa pelo fato de ela ter autorizado a doação de órgãos de Thiago Luiz Rosa. “Além do Cartão de Prata, o nome Thiago Luiz Rosa será colocado em uma rua da cidade. Queremos exaltar a ação da mãe e também chamar a atenção para a doação de órgãos”, destacou Ênio Perrone ao iFronteira.
Ainda de acordo com Perrone, que também é médico urologista e coordenador da equipe de transplantes renais da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, a doação de órgãos deve ser mais incentivada na região. “A região de Prudente é uma das com menor número de captação de órgãos e a gente fica feliz de tentar contribuir para mudar isso. Nós temos de estimular a retirada de órgãos de pessoas com morte cerebral”, concluiu Perrone ao iFronteira.
Segundo a Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Presidente Prudente, o requerimento, aprovado pelo Poder Legislativo, destaca que “Maria Lúcia teve a felicidade de ser a mãe de Thiago Luiz Rosa, um jovem que após um acidente, ainda nesse mês, veio a falecer com 28 anos de idade”.
Também diz que ela “é merecedora dessa homenagem, pois, mesmo depois de perder esse filho maravilhoso, pensou no bem ao próximo, pedindo para que se doasse todos os órgãos de seu filho, mesmo sem saber, que seu filho, era doador”, destaca o texto aprovado na Câmara.
FONTE: iFronteira - matéria na integra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário