quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ensaio infantil faz Justiça mandar recolher edição da Vogue Kids

Vogue KidsVogue KidsOs exemplares da edição de setembro da versão brasileira da revista Vogue Kids terão de ser retirados das bancas, isso se a publicação não conseguir reverter a decisão definida na última semana pelo Tribunal Regional do Trabalho da segunda região. A vara da infância e juventude do TRT acatou pedido do Ministério Público do Trabalho em São Paulo e concedeu liminar para que o material fosse recolhido do mercado por, de acordo com o MP, conter ensaio infantil com “apelo ou conotação sexual”.
Ao recorrer ao TRT, o Ministério Público do Trabalho alegou que o impresso “traz matéria publicitária com exposição de fotos de crianças (meninas) em posições sensualizadas, erotizadas”. Além de decidir pelo recolhimento “imediato” dos exemplares em circulação da revista, a Justiça ordenou que a Editora Globo, empresa responsável pela marca Vogue no Brasil devido à parceria com a americana Condé Nast, suspenda a distribuição da edição de número 22. A Justiça ainda alegou que o ensaio promovido configura-se em “trabalho infantil artístico, não autorizado pelo ordenamento jurídico”.
O Ministério Público do Trabalho em São Paulo não forneceu mais detalhes e ressaltou que o caso ocorre em segredo de justiça. Após a divulgação da liminar que ordena a retirada da edição, a Vogue Brasil declarou, por meio de nota oficial, que “jamais pretendeu expor as modelos infantis a nenhuma situação inadequada”. A publicação declarou tratar a infância “com o respeito que ela merece” e ainda reforçou seguir “princípios jornalísticos rígidos, dentre os quais o respeito incondicional aos direitos da criança e do adolescente”.
Confira, abaixo, a íntegra da nota divulgada pela Vogue Brasil:
A Vogue Brasil, responsável pela publicação de Vogue Kids, em razão de recentes discussões em redes sociais envolvendo a última edição da revista, mais especificamente o ensaio de moda intitulado ‘Sombra e Água Fresca’, vem esclarecer que jamais pretendeu expor as modelos infantis a nenhuma situação inadequada. Seguimos princípios jornalísticos rígidos, dentre os quais o respeito incondicional aos direitos da criança e do adolescente. Como o próprio título da matéria esclarece, retratamos as modelos infantis em um clima descontraído, de férias na beira do rio. Não houve, portanto, intenção de conferir característica de sensualidade ao ensaio. Respeitamos a diversidade de pontos de vista e iremos nos aprofundar no entendimento das diversas vozes nesse caso, buscando o aperfeiçoamento das nossas edições. Repudiamos, porém, as tentativas de associar a Vogue Kids ao estímulo de qualquer prática prejudicial aos menores. Lamentamos que o açodamento e a agressividade imotivada de algumas pessoas tenham exposto desnecessariamente as menores que participaram do ensaio, que são nossa maior preocupação nesse episódio. A missão da Vogue Kids foi e continuará a ser a de tratar a infância com o respeito que ela merece, abordando com respeito e sensibilidade questões contemporâneas e que vão muito além dos editoriais de moda.
FONTE: Matéria na integra Portal Comunique-se 
Fotos: wp.clicrbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário