Uma empresa localizada em Betim (MG), está fabricando alimentos com grilos, larvas e besouros. Pão de queijo com larvas de besouro, grilo ao chocolate e bolo de fubá com grilo moído são pratos que se depender da Nutrinsecta poderão fazer parte do cardápio da sociedade. A empresa fornecia inseto para alimentação de pássaros e répteis há cinco ano, agora realiza experimentos com produtos voltados para humanos. A massa dos quitutes leva de 5% a 10% de inseto. Um dos sócios da Nutrinsecta, o zootecnista, Gilberto Schinckler, comenta sobre a qualidade dos novos produtos. "O grilo desidratado com chocolate é sequinho e fica crocante, fica parecendo um Bis (chocolate da Lacta), e tem proteínas, de cada 100 gramas de grilo desidratado, 48 gramas são de proteínas", afirma Gilberto.
Os pratos exótico não estão em produção comercial, mas são oferecidos para visitantes do Parque Ecológico Vale Verde, também em Betim.
A reportagem também consultou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que alimentos novos, como os inseto, não fazem parte da cultura de consumo do brasileiro, precisam passar por uma avaliação antes de serem liberados para venda, mesmo em pequena escala.
Fonte: André Cabette Fábio
Do UOL, em São Paulo
Do UOL, em São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário