MAILINGS JORNALÍSTICOS: 4 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER PARA TIRAR O MELHOR PROVEITO
Contratei um mailing jornalístico! Vou poder entrar em contato diretamente com qualquer jornalista que eu quiser e minhas matérias serão publicadas! Vamos logo ligar para o Willian Bonner e aparecer no Jornal Nacional!
É isso mesmo?
Mais ou menos...
Se não é assim..posso pegar esse mailing de 90.000 contatos e enviar meu release para todos, assim minha chance de aparecer é muito maior!
Se você age dessa forma, CUIDADO! SPAM de Relases não adianta em nada, além de minar sua credibilidade.
Alguns profissionais até podem pensar assim quando contratam um serviço de mailing, mas temos que deixar claro que é muito importante saber como essa ferramenta funciona para poder tirar o melhor proveito possível.
Segundo a pesquisa Fala Jornalista! Realizada em uma parceria do Comunique-se com a Deloitte, 2 a cada 3 profissionais de redação entendem que o envio de Releases é necessário, mas muito mal praticado, pois eles recebem muito material inútil. Ocorre que, muitas vezes, o material é direcionado a um mailing inadequado, fazendo com que muitos recebam sugestões de pauta que não são relacionadas aos temas de sua editoria.
1. Entenda como funciona o mailing
Hoje no Brasil temos por volta de 12.000 veículos de comunicação. Isso faz com que a qualidade de um mailing jornalístico varie muito.
Preze pela qualidade, por exemplo, hoje o mailing do Comunique-se tem mais de 90.000 contatos, no entanto isso de pouco adiantaria se não fossem segmentados em mais de 90 editorias. É importante sabermos para quem vamos enviar cada release. O trabalho de atualização é interminável, e depende muito das informações fornecidas pelos jornalistas e veículos.
2. Fique atento com a taxa de atualização
Existe uma equipe de 20 profissionais no Comunique-se responsáveis somente para manter a alta taxa de atualização. Esses profissionais entram em contato diariamente com as editorias e veículos e atualizam em tempo real os contatos dos jornalistas. Hoje com uma taxa de 93%, ou seja para cada 20 pessoas que você enviar, menos de 2 poderiam não receber seu release, garantindo em contrato uma atualização de 85%.
E por que não garantir 100%? Seria economicamente e conceitualmente inviável, a equipe de atualização deveria entrar em contato com cada jornalista ao mínimo 2 vezes ao dia. Afinal, jornalistas são pessoas, e pessoas mudam de emprego, se aposentam, são promovidas, entre outros... Além do que, ninguém mais teria boa vontade para atualizar um dado que já foi confirmado inúmeras vezes nos últimos dias.
3. O que é um contato atualizado?
Um contato atualizado é quando TODAS as informações estão corretas, ou seja, nome, e-mail, dados de contato, editoria e veículo. Alguns mailings consideram um contato atualizado somente nome e e-mail, isso pode ser muito perigoso, pois se um jornalista mudou de editoria, para ele já não interessa mais receber informações sobre o assunto antigo.
4. O mailing é um guia, mas você é o piloto
Comparando com um taxi, o mailing seria o guia de ruas. Na mão de alguém que não conhece a cidade, vai ajudar pouco.. Mas na mão de um experiente taxista, ela é ótima referência. A mensagem que queremos passar é que o Mailing não substitui a experiência do assessor ou profissional de comunicação e deve ser usado como uma referência.
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