quinta-feira, 5 de setembro de 2013

REDAÇÃO DO ENEM NOTA 1.000 COM ERRO DE PORTUGUÊS

  • Reprodução/MEC
    Trecho de redação com nota máxima no Enem 2012 tem erro de português
    Trecho de redação com nota máxima no Enem 2012 tem erro de português
O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quinta-feira (5) o Guia do Participante – A Redação no Enem 2013. Entre os cinco exemplos de redações nota 1.000 (pontuação máxima), aparece um texto com falta de acento na palavra "espanhóis" – o candidato escreveu a mesma palavra três vezes, duas certas e a última errada.



Segundo o material, "o texto demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal e não apresenta problemas linguísticos, a não ser a falta de acento em 'espanhóis', sem reincidência em inadequações de grafia".
Em coletiva de imprensa realizada para a apresentação do guia, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que esse foi um erro excepcional e que o texto tem todas as características de uma boa redação, merecendo a nota. O ministro também acrescentou que a correção das redações do Enem 2013 será mais rigorosa.
Em outra redação, o candidato errou a concordância do verbo "atrair": "Nos últimos anos, a mudança na economia e o novo espaço que o Brasil tem conquistado no cenário internacional atraiu trabalhadores e turistas (...)". O correto seria usar o verbo no plural.
No material, o MEC apresenta outras duas redações nota 1.000 com algum erro de português.
O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Luiz Claudio Costa, disse que o guia tem fins pedagógicos: "O candidato vai ficar de olho nisso para não errar".
Uma dúvida que muitos estudantes ainda apresentam sobre a redação é se ela precisa de um título ou não. De acordo com Mercadante, colocar título na redação do Enem não é obrigatório. 

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário